Refeições para bebês podem ser livre de agrotóxicos

Postado em
08 de Abril de 2013

Na casa do chef Cesar Sperotto, a preocupação com a alimentação saudável sempre foi uma realidade e, com o nascimento da filha Liz, ele percebeu a carência de produtos de origem orgânica para crianças e para as famílias. Assim, surgiu a OrganicBaby, linha de comidas saudáveis com produtos 100% orgânicos, certificados pelo IBD Certificações - responsável pelas inspeções e certificações agropecuárias e alimentícias no Brasil. A produção e o sabor preservam a exigência e a qualidade da alta gastronomia. "Um dos objetivos de qualquer gastronomia é o de buscar a intensidade dos sabores e, nesse sentido, os produtos orgânicos se encaixam perfeitamente. Nossa produção é feita numa cozinha especialmente projetada, com equipamentos de alta tecnologia, como os termocirculadores e os termomix alemães que trabalham com temperaturas exatas de cozimento", explica Sperotto.

Foram dois anos de pesquisa até que, em 2011, a OrganicBaby começasse a produzir suas receitas. Sperotto conta com o trabalh o de uma engenheira de alimentos e uma nutricionista, que controlam o processo de produção e o valor nutricional de cada refeição. Todas as receitas levam em conta o aspecto nutritivo e a sazonalidade de legumes, frutas e verduras. No cardápio, há pratos como spaguetti com tomate e manjericão, polenta e molho bolonhesa, risoto de quinua, arroz integral e frango. A "feijoadinha veg", com abobrinha, cenoura, berinjela e feijão preto é uma das sugestões para o inverno, assim como a "sopinha superverde", com couve, brócolis, espinafre e arroz integral.

Segundo o chef, o fornecimento dos produtos costumava ser mais difícil, mas melhorou. Para Sperotto, a demanda por esse tipo de produto também vem crescendo, mas ainda falta uma maior conscientização sobre os benefícios dos orgânicos. A dica, de acordo com ele, é comprar nas feiras. "Os orgânicos estão se fortalecendo como um contraponto a esta indústria desenfreada e desregulada. Se pode, sim, produzir orgânicos em larga escala e com os padrões excepcionais de qualidade" afirma.